Quem somos

Nós da Michelangelo Painéis temos muito orgulho da nossa empresa. Temos uma cara de start up, mas com a experiência de mais de 20 anos de muito trabalho. Afinal, estamos desde 1996 no mercado de Painéis Eletrônicos e Soluções para Filas de Espera, com mais de 16.000 clientes atendidos. São grandes números e grandes histórias. Mas, como tudo na vida tem um começo, queremos aqui contar um pouquinho da nossa história para você.
Michelangelo

Como tudo surgiu

Em meados dos anos 90, em Curitiba, na capital do Paraná, o empresário José Gomes Vieira, fundador da Michelangelo Painéis, teve um insight: revender painéis eletrônicos de mensagens para todo o Brasil. A ideia surgiu quando ele mesmo teve dificuldades em encontrar uma empresa no Brasil que o ajudasse a consertar um painel de mensagens com problemas que havia comprado para um de seus negócios.

Os desafios eram enormes. Vieira tinha uma grande experiência profissional. Formado em Economia, com mais de 20 anos de trabalho na área pública na Caixa Econômica Federal. Mas não era engenheiro nem tinha formação na área eletrônica, o que dificultava um pouco o caminho. Persistente, seguiu seu sonho de empreender e, no dia 1º de julho de 1996, fundava oficialmente a Michelangelo Painéis.

Por que o nome Michelangelo Painéis?

O nome Michelangelo Painéis foi uma decisão tomada em família. Sim, somos uma empresa familiar e temos muito orgulho disso. Na época, Vieira, cidadão ítalo-brasileiro, havia recém encontrado os vínculos sanguíneos e de parentesco da família Durante (seu sogro), que mais tarde dariam a cidadania italiana a toda a família. O nome Michelangelo surgiu espontaneamente, fruto dessa jornada. Assim como o artista Renascentista, guardamos os mesmos valores: paixão pelo que fazemos, precisão absoluta em nossos processos e arte para criar produtos com design inovador!

Primeiros anos

O início de todo negócio é sempre um desafio. Encontrar clientes, parceiros confiáveis, não é uma tarefa fácil. Nesse caminho, muitos erros e acertos se deram no início, mas uma coisa era fundamental: precisávamos ser conhecidos. Tanto que, já em 1997, numa época em que a internet estava dando os primeiros passos, resolvemos dar os nossos também e lançar a nossa primeira página Web, nos tornando a 1ª empresa de painéis eletrônicos na internet no Brasil.

Com isso, surgiam os primeiros clientes. Lotéricas, lojas, cartórios, lanchonetes entre outros negócios, formaram nossa primeira base de clientes. Com eles, surgiram novas demandas por diferentes produtos. Rapidamente começamos a vender diferentes tipos de equipamentos, como painéis eletrônicos de senha e os mais diferentes tipos de gerenciadores de filas de espera.

Anos de crescimento

Durante os anos 2000 e a primeira metade dos anos 2010, a Michelangelo Painéis cresceu muito, tanto em experiência, novos negócios e clientes. Em 2006 fechamos um de nossos maiores desafios: o Projeto Farmácia Popular, estruturado pela Fundação Oswaldo Cruz. Vendemos e instalamos os sistemas de gerenciamento de senhas para mais de 600 farmácias do projeto, em todos os cantos do Brasil. Desde as áreas urbanas até vilas indígenas no interior da Amazônia, atendemos, de forma impecável, este desafio e recebemos uma menção honrosa da Fundação Oswaldo Cruz pelo excelente trabalho realizado.

Outro projeto de enorme importância foi a implantação de sistema de senhas nos Correios. Fomos responsáveis, entre os anos de 2008 e 2014, pela instalação dos gerenciadores de senhas, nos Correios dos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Interior de São Paulo.

No entanto, havia uma lacuna em nossa história. Nossa empresa nasceu com um DNA de comércio, não fabricávamos nossos equipamentos. Revendíamos produtos que eram fabricados por empresas parceiras. Isso nos dava duas grandes desvantagens: além de ter preços pouco competitivos, não tínhamos controle sobre a qualidade da produção. Mas isso estava prestes a mudar.

Michelangelo

Crise econômica vs. oportunidade: Nos tornamos fabricantes!

Nos anos 2014-2015, o país começou a dar sinais de que a economia estava à beira de um colapso. Inflação em alta, consumo e investimentos em baixa, instabilidade política. Internamente, sofríamos com fornecedores que não cumpriam prazos e que não tinham controle de qualidade de produção. Isso não combinava com nosso jeito de ser. Nesse contexto, demos o último salto que faltava: viramos fabricantes de painéis eletrônicos!

Recebemos um aporte financeiro de cerca de R$ 1,2 milhão de reais em 2016 que permitiu desenvolvermos do zero nossos próprios equipamentos, desde a parte de programação eletrônica, design estrutural dos produtos e desenvolvimento dos processos próprios de produção e montagem dos equipamentos.

E os resultados foram extraordinários: crescemos cerca de 19% ao ano entre 2015 e 2018, anos em que o país esteve mergulhado numa de suas piores recessões econômicas. E mais do que isso, conseguimos reduzir, drasticamente, as falhas de montagem e praticamente reduzindo a zero o retorno de produtos pelos clientes. Desde 2015, todas as placas eletrônicas de nossos painéis são montadas com a certificação ISO9001, através de nossas empresas parceiras.

Algumas marcas importantes

  • 1ª Na Internet

    Fomos a 1ª empresa de Painéis Eletrônicos e Soluções para Filas de Espera a ter uma página própria na internet, lá pelos idos de 1997.

  • + de 16.000 clientes

    entre eles o Burger King, Banco Bradesco, Petrobras, Decathlon, Mondelez, Samsung, Bunge, entre milhares de outros.

  • Capacidade Técnica

    Centenas de Atestados de Capacidade Técnica emitidos por órgãos públicos de todo o Brasil reconhecendo nosso trabalho sério e responsável.

  • Somos fabricantes

    Produzimos nossos próprios produtos com linha de montagem em empresa parceira na cidade industrial de Curitiba, PR, com processo certificado pela norma ISO9001.

  • Reclame aqui

    Número de reclamações no Reclame Aqui: ZERO. Nenhuma mesmo!

  • Consumidor.gov

    Número de reclamações no Consumidor.gov: ZERO. Nenhuma mesmo!

  • Procon

    Número de reclamações no PROCON (de todos os estados do Brasil): ZERO. Nenhuma mesmo!

  • Loja virtual 100% segura

    com certificado SSL próprio e selo de segurança eBit.

Alguns de nossos clientes